sábado, 19 de março de 2011

A lágrima não é só de quem chora !


Certa vez um contato em meu MSN colocara em sua mensagem pessoal: “A tristeza é bela”
Depois de ver isso, certamente eu pensei: Que cara pra baixo, que coisa triste achar a tristeza bela, que coisa deprê, deve ser um daqueles caras que curte coisas melancólicas.
Resolvi contar a um conhecido, muito conhecido entre meu contato e eu, e ele me fez enxergar o que eu não fui capaz de interpretar com aquela frase. A tristeza é bela sim!
Na minha opinião, tristeza não deveria ser considerado como um sentimento, assim como a felicidade, pra mim ambos são estados de espírito, e esses estados vão e vem, e vira e mexe eles insistem em voltar quando a pessoa menos quer ou espera.
O estranho é que assim como muitas pessoas, eu só associava a tristeza ao choro, é claro que é bom chorar quando se está triste...principalmente em salas de espera de gineocolgista. Porém a tristeza, é sim um estado muito belo, é quando a pessoa alcança o ápice da sensibilidade, e começa a enxergar o mundo com “outros olhos”, começa a de repente valorizar momentos que antes passavam despercebidos aos olhos da felicidade, pois é, felicidade demais as vezes cega, eu sinto isso!
A tristeza faz refletir, te faz chorar, faz rir também, te faz crescer, te faz acordar, te faz aproveitar a vida,, a tristeza tem um poder enorme, é só saber usá-lo. O que seria da alegria sem a tristeza? Afinal são opostos, e opostos precisam ser quebrados, ser contraditos, quem saberia o que é alegria,, se nunca souberam o que é tristeza?
E pode ser clichê, mas quando eu digo que deve-se aproveitar quando se está triste, eu falo literalmente em dar a volta por cima, falo em fazer como muitos pensadores, cantores, filósofos que fizeram de limões uma limonada, que aproveitaram seus momentos de fraqueza de tristeza e se inspiraram e não deixaram aquele estado de espírito ser em vão...O que seria de mim sem os tristes textos de Mário Quintana? Ou da melancolia expressa em palavras de Clarice Lispector? E se Nietzsche nunca tivesse chorado? Ou sem a eterna depressão de Patsy Cline, ou até das dores de cutuvelo nas musicas de Los Hermanos?
 
Ta triste??? Vai escrever, vai dançar, desenhar, cantar, tirar fotos, quem sabe não nasce aí um artista oculto.
Pooxa... Felizes são aqueles que aproveitam sua tristeza. *-* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário